');

Reclassificação Fiscal - Auditoria Fiscal.

Data: 03/08/2022     Categoria: DIREITO TRIBUTÁRIO     Autor: Karime Claro de Carvalho
Reclassificação Fiscal
 
Muitas vezes as empresas recebem produtos com determinadas características, mas transformam esse produto, atribuindo a ele novas especificações. Com isso, para comercializá-lo, surge a necessidade de realizar o enquadramento deste produto em uma nova categoria, com uma nova NCM. Este processo denomina-se reclassificação fiscal.
 
O que é a Reclassificação Fiscal?
 
Os códigos NCM são um sistema utilizado pelos países integrantes do MERCOSUL para representar mercadorias e definir as regras de tributação daquele produto.

Atribuir um código NCM a um produto requer o auxílio de um profissional que entenda das especificações técnicas daquele item, tais como composição, formas de utilização, por quem aquele produto será utilizado, entre vários outros detalhes, que levam tempo e conhecimento técnico.

E, como esperado, esse código muda conforme o produto também muda.

O processo de Reclassificação Fiscal ocorre quando houver alteração no produto, portanto, gerando a necessidade de alterar também a NCM, para que atenda melhor à nova descrição e finalidade do item.
 
Existem duas situações em que ocorre a reclassificação fiscal.
 
A primeira abrange setores que adquirem produtos com determinadas características e os modificam, atribuindo outras características, mas sem modificar a essência do produto.
Exemplo: Os açougues adquirem peças inteiras e vendem as partes.
 
Já a segunda situação ocorre quando um item, ou mesmo vários itens, são transformados durante o processo produtivo, para então ser comercializado.
Exemplo: Um exemplo simples são as padarias, confeitarias, etc.
 
Qual a importância da Reclassificação Fiscal?
 
* Se certificar de que a NCM utilizada para classificar um produto está correta. É através da NCM que serão definidos percentuais e quais tributos devem ser pagos na comercialização.

* Uma classificação errada pode fazer com que o contribuinte pague uma tributação diferente da devida. Isso também pode ocasionar multas e autuações, pesadas para o bolso de qualquer contribuinte.

* Enquadrar o produto na classificação correta garante transparência e segurança nas vendas e nas negociações.
 
Conheça o escritório Claro de Carvalho Advocacia

Contar com o auxílio de profissionais altamente capacitados e softwares especializados na gestão fiscal e tributária é a resposta para otimizar o trabalho e garantir que não só a tabela de códigos NCM, como também as tributações envolvidas estejam sempre atualizadas.

Todas as informações tributárias vinculadas aos códigos NCM, como tributação de IPI, II (TEC), PIS/COFINS, ICMS Interno, ICMS-ST e CEST são analisadas através de uma auditoria fiscal.

Tudo isso de maneira prática e segura.