');

A FUNÇÃO SOCIAL DA RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

Data: 03/08/2022     Categoria: DIREITO TRIBUTÁRIO     Autor: Karime Claro de Carvalho
A FUNÇÃO SOCIAL DA RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA
 
Com o mundo passando por uma grave crise econômica, o escritório Claro de Carvalho Advocacia pode contribuir para o impulsionamento da economia, ajudando no crescimento das empresas e na geração e retenção de empregos, através da recuperação tributária.
 
Vamos analisar o que a Recuperação Tributária (RT) é capaz de gerar:
 
* A RT gera caixa para as empresas através da redução da carga tributária: a Recuperação Tributária passa necessariamente por uma revisão fiscal, que pode detectar equívocos fiscais que fizeram o contribuinte pagar mais tributos do que deveria.

A correção destes procedimentos reduz, consequentemente, o montante de tributos a recolher no futuro e possibilita que a empresa se torne mais competitiva, uma vez que a economia gerada pode ser revertida na melhoria do próprio negócio, na minimização de passivos ou até mesmo em uma política de preços mais agressiva.
 
* A RT injeta recursos nas empresas: recuperar tributos pagos indevidamente é uma excelente forma de injetar novos recursos nas empresas. Os valores recuperados proporcionam fôlego adicional e podem ser utilizados para reforçar o caixa, manter empregos, regularizar passivos, investir em tecnologia, pessoal, infraestrutura, marketing e outras melhorias.
 
* Geração e manutenção de empregos: quando as empresas conseguem baixar custos com tributos e recuperam recursos que consideravam perdidos, estes valores podem ser investidos para manter postos de trabalho e, até mesmo, gerar novos empregos.
 
* Impulsionamento da economia: mais empregos e renda impulsionam o crescimento do País e reduzem a desigualdade social.
 
A Recuperação de Créditos Tributários está prevista em nossa legislação e é um direito do contribuinte!